terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro


Preparei esse bolo para o aniversário da minha mãe e para a reunião de professores da escola onde trabalho. A foto abaixo é da reunião, pois no aniversário da minha mãe foi uma loucura e realmente não lembrei de tirar a foto.
O brigadeiro eu faço há muitos anos apenas de olho. Dessa vez medi as quantidades utilizadas... 

Bolo
Ingredientes:
- 4 ovos;
- 2 xícaras de farinhas de trigo;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 xícara de leite;
- 4 colheres de sopa cheias de chocolate em pó;
- 2 colheres de sopa cheias de cacau em pó;
- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer:
- Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar. Continue batendo.
- Coloque o leite e o restante dos ingredientes. Bata bem até estar misturado.
Dica: eu acrescento um pouco de essência de rum ou baunilha.
- Untar uma forma e leve para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio.

Brigadeiro
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- Cerca de 70 gramas de manteiga sem sal;
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de sobremesa de mel (optativo)

Modo de fazer:
- Jogue todos os ingredientes na panela que deve estar em fogo médio. Não deixe de mexer. Leva cerca de 10 minutos. O ponto é quando você começar a ver o fundo da panela ao puxar todo o brigadeiro com a colher de pau.
Observação: caso seja para enrolar ou comer de colher, deixe mais tempo. 

Montando o bolo:
- Passe o brigadeiro sobre o bolo e como opção jogue chocolate granulado!
Receita fácil e de sucesso garantido!!!




11 comentários:

  1. Hummm, que bolinho mais gostoso... Bjim

    ResponderExcluir
  2. Adoooooro, vou ver se faço esse fds, floooor. Vem cá, uma coisa que sou uma desgraça e nunca sei fazer: bolo de cenoura com calda de chocolate. Se der, faz um e pooooosta!!!! =D bjuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. sobrou um pedacinho pra mim??? que delicia, uma fatiazinha não faz mal a dieta de ninguem kkk bjus!!!!

    ResponderExcluir
  4. menina, tu ta tirando onda mesmo comigo, né??? só pra gente ficar babando, é??? kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ainn Jesusssssss... assim vc me mataaa! Eu engordo só de olhar! hahaha. Que delíciaaa Andrea!! Grande Chef de Cozinha hein?! hehe;

    Amei demais, mas essa vou deixar pra um fds especial... por enquanto farei só o creme de batatas... mas com uma vontade imensaaa de fazer os dois!!! rsrs
    :D

    ResponderExcluir
  6. Bem vinda entre os seguidores, Andréa! Também a estou seguindo à partir de hoje.
    Sou economista e contador e, por hobby, fiz Gastronomia e agora estou fazendo uma pós-graduação na área. Tenho planos para o futuro.

    Mas sou um eterno aprendiz e com certeza vou aprender muito aqui no teu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida,
    desculpe me por passar por aqui agora, mas o meu dia foi muito agitado só agora tive um tempinho pra vistar as amiga.
    Muito obrigada por sua visita, eu tbm amei o seu cantinho e já sou seguidora!
    Parabéns pelas receitas e parabéns a sua mãe pelo aniversário que Deus lhe dê muitos anos de vida!

    Beijinhos da xará,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  8. Déa,

    Seu blog me dá fome, muita fome... E engordei muito já!!!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. caraca meu! assim é covardia, acabei de almoçar e pensei, agora um docinho iria bem... Abro o FB e dou de cara com esse bolo?! Eu quero!!!!!

    ResponderExcluir
  10. cara... isso devia ser proibido!!!! sério mesmo!!! fico só na vontade... kkkkk

    ResponderExcluir